Ir de tapas

05/04/2010

Ir de tapas é parte da vida espanhola, eu li e escutei muito antes de me mudar para a Espanha. É assim: você chega a um bar, e pede uma tapa, que nada mais é do que uma porção pequena de alguma comida. O que ninguém me avisou é que dentro desse conceito simples, há um zilhão de variáveis. Primeiro porque em alguns lugares a tapa é grátis, basta pedir um trago de bebida e, tcharãã, lá vem o garçom com um pratinho pequeno com alguma coisa. Pode ser só algumas azeitonas, ou um pouco de batatas fritas daquelas prontas, ou, se você tiver sorte, uma asinha de frango frita com algumas batatas fritas saborosíssimas. Isso das tapas grátis é mais comum em Granada, berço da tradição, mas você encontra também em Madri, em bares como o El Tigre, aonde um chopp de 2 euros vem com um pratinho que vem uma croqueta de jamón, umas torradinhas com queijo e até um franguinho. Quando é paga, porém, a tapa pode se transformar em qualquer comida, de preferência para acompanhar um bom vinho ou uma cervejinha (Mahou, em Madri, Estrella em Barcelona, Alhambra em Granada). A tapa mais requintada que eu comi até agora foi uma alcachofra recheada com um creme de bacalhau com alho. Vem só uma mesmo, porque é uma porção pequena, lembra? Foi em Granada. Suspirei com o sabor. Mas já experimentei umas de paella, de peixinhos micro fritos, de queijos. Tem um lugar em Madri, o Mercado de San Miguel (foto), que é o meu favorito desde a primeira vez que eu fui. É repleto de banquinhas de…tapas! Tem queijos, jamón, tostadas, pescados. Meu chefe espanhol diz que lá é muito turístico, porque lota mesmo, mas eu sou turista também! E adoro o clima.

2 Responses to “Ir de tapas”

  1. fran Says:

    uhmm, deu fome. esta alcachofra com bacalhau e alho então… jisuiiiiiiis. deu muita vontade!

    bjos e enjoy as much as you can.


  2. Hehehe, é uma delícia, né? Essa para mim foi a melhor!!!


Deixe um comentário